sexta-feira, agosto 31, 2018

. sonhos desarrumados.

"Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. 
Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também."

Bernardo Soares,  Livro do Desassossego




Lembro-me tão bem de devorar Bernardo Soares há muitos anos,  há cerca de vinte e cinco anos.  Este grande querido, o lado sempre depressivo de Pessoa. 

Quando uma pessoa se põe em arrumações,  desarruma-se a mente muitas vezes e, enfim, o processo real de "arrumar",  primeiro,  desarruma:

- Ena! Já nem me lembrava que tinha isto aqui!
Ou o mais famoso:
- Afinal era aqui que estava isto! - olhando para um engraxador de sapatos que, coitado, já nem graxa tem, sequinho, sequinho. 

E toca de ver o que é um mais um qualquer pedaço de papel, com uns números escritos e algumas palavras que  já nem associamos a nada.  E quase sem ver, lá vai o papel para a reciclagem (mentira, foi para o lixo mesmo, estou aqui armada em "amiga do ambiente"!) . 


É um processo moroso, convenhamos; Depois é mais um livro que não se resiste a folhear, ou mais um cd, eu sei lá, cadernos e cadernos de coisas escritas que já vêm de mil novecentos e carqueja!  
E claro, dei de caras com os meus dois volumes aqui do eterno desassossegado,  o Bernardo. 

Olhei para esta frase, desta coisa do sonho. 
Li, reli. 
Pausei, pensei. 

Cocei a cabeça e passei por um daqueles momentos tipo quando se entra na cozinha e não se sabe o que íamos lá fazer? Desses.  
E dei comigo a pairar.  
Que raio!  E eu que gostava tanto de ler o bom do Bernardo.  O que quer ele dizer com isto? 

Acabei deitada no chão, de barriga para o ar,  sem fazer literalmente nada, nem sequer estava a pensar - o que, para mim, é quase inédito!

Pois este foi um momento tão traumático, que disse para comigo:
- "Tão cedo, não me ponho a arrumar a casa."
E agora, depois de ler isto tudo, entendi! 
Afinal, que eu queria era mais uma desculpa para continuar a não arrumar a casa! 
E o Bernardo é que paga! 
Pode ser! 

Enquanto ele se desassossega ali na prateleira,  acho que vou descansar de tanto que arrumei ... perdão, desarrumei! 

Sem comentários: