quarta-feira, março 10, 2010

what's your super power?

Ver televisão em demasia faz mal à saúde mental ... ou talvez não.

Vejo muitas séries. Muitas mesmo! Acabo por "ler" entre as linhas.
Ora vejamos:

A maior parte das séries são norte-americanas, portanto um bocadinho "restritas" e ao mesmo tempo todas têm o factor "supershow".
Nos EUA - aliás, como há muito já se faz no Brasil, com as telenovelas, portanto, não é novidade - são as audiências que ditam o futuro de uma série. O futuro da série e de cada uma das personagens.

Medem-se as audiências, fixa-se um público-alvo e toda a série se destina a "atirar sobre o público e matar".
Se as audiências ditam que uma certa personagem não está a agradar, em breve essa personagem desaparece: ou tem um enfarte do miocárdio , com complicações renais, respiratórias que a fazem ficar em coma ( até que sejam feitas novas audiências, para ver se o público tem saudades da dita cuja); ou põe-se a personagem numa viagem pelo mundo, em busca da sua própria identidade (um verdadeiro drama humano); ou casa-se a personagem com um rico homem de negócios do Dubai e por aí fora.


Acho graça, porque, sabendo de antemão que todas as séries de sucesso são "medidas" até ao mais ínfimo pormenor, cada série retrata exactamente o que o público quer ver.

Ora, o que o público quer ver... às vezes entendo, outras não.

As séries que vejo regularmente e com prazer certamente enquadram-me no tal público-alvo. Tudo bem.

Depois, aparecem outras tipo "Heroes". Só de ver os promocionais suspiro.
"What's your super power?" - pergunta uma das personagens no promo.

E lá volto eu à infância. Época belíssima de brincadeiras: eu sonhava ser mosca ( a sério!!! queria sempre saber o que os meus amigos diziam nas minhas costas); ser mosca era o meu super power.

Voltemos todos à nossa infância: os meninos brincavam com soldados (lá estão as séries de guerra), as meninas brincavam com bonecas (desde as "Donas de Casa" até às séries de adolescentes com cio, vale tudo).

Quantos de nós vivemos precisamente neste mundo de fantasia, mesmo sendo hoje adultos, um mundo que usávamos para brincar. Esse mesmo imaginário é utilizado nas séries, alimenta-o, fá-lo reviver.

Quantos homens querem ser os Horatios Caine lá do prédio?
É curioso, porque o universo feminino é mais complexo: as mulheres, em geral, identificam-se com o mito "mãe/amante" - um mundo duplo e complexo em que se pode optar, claro, mas não é fácil, nem é imediato.

As "Mulheres Desesperadas" mostram isso mesmo: todas são desesperadas; umas agem com um instinto mais maternal (portanto puras), outras são instintivamente mais safadas.

No Horatio Caine, por exemplo, nada há de safado. O homem é intrinsecamente aquilo que se chama um "vigilante", salvador dos injustiçados e com uma tendência clara para tratar melhor as mulheres (mesmo que criminosas).

As mini-séries... outra história: há imensas a retratar famílias. Muito bem!
Já repararam que em quase todas o marido é feio ou gordo e a mulher é muito mais bonita?

Com excepção de uma série da qual, aposto, todos nos lembramos, em que os dois eran muito interessantes: "Dharma and Greg" - lembram-se?





O mesmo Thomas Gibson de "Criminal Minds"!

Há muitas tentativas de fuga da nossa realidade de todos os dias, desde chatear os outros, invejá-los, falar deles nas costas... e muito mais.
Ver séries televisivas é mais uma dessas fugas, porém, indo mais fundo, vemos claramente que as séries mais populares são as que nos levam ao imaginário infantil de cada um de nós.

What's YOUR super power? ;)

1 comentário:

Susanowa disse...

My super power is going on an airplane that suddenly crashes on a desert island, that, after all is not "that" desert, since there are some other people there misteriously and chockingly called "The Others"; And after a hard and long struggle that lasts at least three seasons, I manage to escape the island and come back to the "civilized" world, only to free-willingly go back to that desert island, that is not so desert, because of god knows what. And then when back at the island some super duper secret will be revealed... but only on the final season.

No... scratch that... My super power is... oh.. wait.. I don't have a superpower...