quinta-feira, junho 17, 2010

O pai de todos os vícios

Dizem que é o ócio. A mãe dever ser a preguiça, presumo.
Ao nível de análises comportamentais, há quem diga que a palavra "preguiça" não se aplica de todo; costuma haver algo por detrás que produz um "comportamento preguiçoso". Algum sentimento ou emoção que provoca uma paragem, ou aquilo que exteriormente parece uma paragem.

Ora, segundo o Dicionário Online Priberam

ócio
s. m.
1. Vagar.
2. Folga.
3. Repouso.
4. Preguiça, mandriice.
5. Falta de trabalho.
6. Ocupação agradável em momentos de folga.

preguiça
s. f.
1. Propensão para não trabalhar. = mandriice, ócio, vadiagem
2. Demora ou lentidão em agir. = vagar
3. Gosto de estar na cama, de se levantar tarde.
4. (...)

Há ainda mais definições para preguiça, mas não se prendem com este contexto de "preguiçar".

Uma destas definições é ligeiramente mais agradável do que a outra. Num dos meus momentos de ócio, fui à procura de como é que os outros viviam esses momentos de ócio ou se, eventualmente, seriam agradáveis de viver.

Ghandi disse: "A pureza de espírito e a ociosidade são incompatíveis."

O poeta Inglês William Cowper achava que "Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada".

A frase que é o título deste texto ainda continua: "Ócio, pai de todos os vícios e filho de todas as virtudes." É do escritor Francês Georges Perros.

Confesso que Séneca foi uma surpresa, quando descobri que tenho um sentir muito idêntico ao dele. Nas "Cartas a Lucílio", dizia Séneca: "Existe muita diferença entre uma vida tranquila e uma vida ociosa."

De todos estes pensamentos acerca do ócio, concordo em absoluto com Séneca. Não concordo de todo com Ghandi ( e achava que sim, que Ghandi seria com quem mais me identificaria nesta questão). Discordo também de Cowper, absolutamente!! Se existe uma mente absolutamente vazia, não há sequer espaço para a angústia!!

E, enfim, numa tarde solarenga de quarta-feira, num momento de pleno ócio - mas não de preguiça - será que só por pensar nisto me tornei filósofa, por uns momentos?

Talvez seja bom acrescentar mais palavras a isto, palavras daqui:

Sem comentários: